O São Paulo focará apenas na disputa do Campeonato Paulista nos primeiros meses do ano. Após uma pré-temporada relativamente longa em comparação com as anteriores, o time comandado por Rogério Ceni só começará a se dividir entre os torneios em março, quando inicia sua campanha na Copa Sul-Americana e na Copa do Brasil.
O elenco são-paulino terá cerca de dois meses e meio com apenas uma competição em disputa. Durante toda a primeira fase do Paulistão o Tricolor não precisará se preocupar com outros torneios, o que pode contribuir para que chegue longe no Estadual mais uma vez – o clube disputou três finais nos últimos quatro anos.
Caso não haja qualquer alteração no calendário, o São Paulo estreará na Copa Sul-Americana no dia 5 de abril, na semana que sucede o primeiro jogo da final do Campeonato Paulista e antecede a partida de volta da decisão. Caso esteja disputando o título estadual, obviamente o Tricolor começará sua trajetória no torneio continental com uma equipe completamente reserva.
Somente após o segundo jogo da final do Campeonato Paulista, que está marcada para o dia 9 de abril, caso esteja realmente presente nessa disputa, que o São Paulo terá uma verdadeira maratona de jogos, com Copa Sul-Americana, Copa do Brasil e Campeonato Brasileiro sendo disputados simultaneamente no segundo trimestre de 2023 em diante.
Pelo menos em janeiro o intervalo entre as partidas será suficiente para treinos e descanso dos atletas. O São Paulo entrará em campo aos domingos e às quintas-feiras ao longo do mês. Entre a quinta e a sexta rodadas, já no início de fevereiro, Rogério Ceni terá uma semana para trabalhar com seus jogadores.
O São Paulo estreia oficialmente na temporada no próximo domingo, às 18h30 (de Brasília), no Morumbi, contra o Ituano, pelo Campeonato Paulista. Nas primeiras cinco rodadas do Estadual, o Tricolor já terá pela frente dois clássicos, contra Palmeiras (3ª rodada, dia 22 de janeiro, no Allianz Parque) e Corinthians (5ª rodada, dia 29 de janeiro, no Morumbi).
lancepress