Neste sábado, o Campeonato Candango Sub-17 de 2024 chegou à sua grande decisão, e o duelo entre Capital e Canaã foi de tirar o fôlego. Em um confronto vibrante, o Capital conseguiu uma virada no segundo tempo e venceu por 2 a 1, garantindo o título da competição pela segunda vez consecutiva.
Com o troféu, o Capital garantiu sua vaga na Copa do Brasil Sub-17 de 2025, representando a cidade de Brasília. Além das duas equipes finalistas, o Grêmio Valparaíso, que ficou em terceiro, também já estava confirmado para disputar a Super Copa Capital Sub-17, que acontecerá no dia 1º de dezembro.
Primeiro Tempo
A partida começou com intensidade total. Desde o apito inicial da árbitra Cássia França, o Canaã pressionou o Capital e foi logo ao ataque. Com apenas um minuto, o meia Murilo arriscou de fora da área e fez o goleiro Marcus trabalhar, defendendo com os pés. Três minutos depois, Reinan Hulk roubou a bola na intermediária, invadiu a área e chutou, mas Marcus conseguiu mais uma defesa crucial.
Aos sete minutos, o Canaã teve uma excelente oportunidade de abrir o placar. Após um passe preciso para David, o centroavante dominou e finalizou, mas parou no goleiro Marcus. Murilo, atento ao rebote, tentou marcar, mas sua finalização foi para fora, por cima do travessão.
Aos 17 minutos, o Capital foi salvo por sua defesa em uma jogada que parecia ser gol certo. Reinan Hulk tocou para Felipinho, que tentou finalizar, mas a zaga bloqueou o chute. A bola sobrou para Murilo, que cruzou com precisão para Hulk, que cabeceou e, ao vencer Marcus, viu o zagueiro Lucas Eduardo aparecer de última hora para afastar a bola em cima da linha.
Aos 23 minutos, o Capital teve sua primeira boa chance. Felipinho recebeu um passe em profundidade na área e bateu forte, mas a bola foi para cima da trave. No minuto seguinte, o Canaã finalmente conseguiu marcar. Hulk recebeu pela direita, disparou um chute forte, e Marcus deu rebote. Murilo não desperdiçou e, com um chute cruzado, mandou a bola no canto, abrindo o placar para o time do Vento Forte.
Mesmo em desvantagem, o Capital não se abateu e passou a pressionar. Aos 33 minutos, Cassita fez um cruzamento perfeito para Dudu, que mandou um voleio perigoso, mas Pedro Lucas, goleiro do Canaã, fez uma defesa espetacular. Aos 40 minutos, Marcelinho também teve a chance de empatar, mas sua finalização foi defendida por Pedro Lucas.
Quando o jogo já se aproximava do intervalo, o Capital conseguiu a igualdade. Aos 48 minutos, Felipinho fez um lançamento preciso na área, Pedro Lucas demorou a sair do gol, e Dudu se antecipou, cabeceando para as redes. O primeiro tempo terminou com 1 a 1 no placar.
Segundo Tempo
O segundo tempo começou com o Canaã buscando retomar a vantagem. Logo aos 2 minutos, Murilo fez um cruzamento rasteiro para Cícero, que se esticou e tentou marcar de carrinho, mas a bola saiu pela linha de fundo.
No entanto, quem balançou a rede foi o Capital. Aos 12 minutos, após uma disputa de bola no meio de campo, Marcelinho ficou com a bola, avançou rapidamente e entrou na área, onde foi derrubado pelo goleiro Pedro Lucas. O árbitro assinalou pênalti, que foi convertido com precisão por Marcelinho, marcando seu 18º gol na competição e colocando o Capital em vantagem.
O Canaã sentiu o golpe e, na tentativa de reagir, o técnico Victor Santana fez algumas alterações. Aos 35 minutos, Magno arriscou um chute de fora da área e exigiu uma grande defesa de Marcus. O Capital, porém, passou a jogar nos contra-ataques e quase ampliou aos 38 minutos, quando Roriz, que havia acabado de entrar, driblou a defesa e tentou encobrir Pedro Lucas, mas errou a finalização.
Nos minutos finais, o Capital teve mais duas chances para aumentar a vantagem. Aos 47 minutos, Marcelinho bateu uma falta com precisão, mas a bola carimbou a trave. Já aos 49, Rikelme fez uma excelente jogada pela direita e tocou para Marcelinho, que chutou no cantinho, mas Pedro Lucas, com um desvio de ponta de dedos, conseguiu mandar para escanteio.
No último minuto, a árbitra Cássia França apitou o fim de jogo e confirmou a conquista do Capital, que se consagrou campeão do Campeonato Candango Sub-17 de 2024. O prêmio de artilheiro da competição foi para o atacante Pedro Bahia, do Canaã, que marcou 20 gols, enquanto Marcos Paulo, do Grêmio Valparaíso, levou a taça de goleiro menos vazado.