O momento extraordinário do Brasília no Novo Basquete Brasil (NBB) está garantindo, até mesmo, vitórias improváveis para a franquia brasiliense. Uma delas foi na noite desta quinta-feira (14/11). No Ginásio do Sesi, a equipe do Distrito Federal ficou atrás do Caxias do Sul quase a partida inteira, mas uma arrancada no último quarto garantiu um triunfo apertadíssimo por 76 a 71.
O time local demorou para pegar no tranco. Mesmo assim, conseguiu evitar a construção de uma grande vantagem pelos donos da casa. O Brasília perdeu o primeiro quarto por 21 a 15, empatou o segundo por 21 a 21, caiu no terceiro por 13 a 12 e ganhou apenas o quarto, por 28 a 16. Nos 40 minutos de bola em jogo, a franquia brasiliense liderou apenas nos quatro derradeiros.
E nem precisava ser por mais. O tempo na dianteira do marcador foi suficiente para confirmar a sétima vitória consecutiva no NBB. O ala Daniel Von Haydin e o armador Lucas Lacerda ditaram o ritmo do triunfo do Brasília Basquete contra o Caxias do Sul. O primeiro fez 17 pontos, enquanto o segundo anotou 16. Cook (15) e Nesbitt (11) foram outros nomes importantes no resultado fora de casa.
“Chegamos sabendo da dificuldade que seria a partida de hoje. O Caxias tem jogadores muito experientes que gostam de ditar o ritmo do jogo. Mas no último quarto fomos mais felizes, acertamos a defesa e o ataque fluiu melhor. Estamos muito felizes com a vitória de hoje, mas sabemos que o campeonato é longo e não podemos deixar a energia cair. Seguimos focados em entregar nosso melhor em todos os jogos”, comentou o armador Luquinhas.
O cenário, no entanto, se apresentou de maneira diferente nos primeiros quartos. Aproveitando o ímpeto de jogar em casa, o Caxias do Sul abriu três pontos de frente para o Brasília nos primeiros 10 minutos de partida. O time visitante acordou na sequência e passou a fazer um confronto mais parelho, garantindo a diferença no intervalo.
O equilíbrio se manteve quando as equipes voltaram do descanso. Ainda efetivo, o Caxias do Sul ampliou a vantagem em um ponto e indicava a vitória apertada. Isso até o Brasília protagonizar uma reviravolta impressionante. Extremamente assertivo no último quarto, o time brasiliense derrubou bolas em sequência e mostrou consistência defensiva. O suficiente para vencer.
Cada vez mais embalado na temporada 2024/2025 da competição nacional, o Brasília Basquete segue no sul do Brasil para a sequência de partida fora de casa pelo NBB. No sábado (16/11), os brasilienses duelam contra o União Corinthians, no Paraná, em confronto direto pelas primeiras colocações. A bola sobe às 19h e não há previsão de transmissão ao vivo.
Distrito do Esporte