FINAL DA LIBERTADORES EM BRASÍLIA?

Agora é oficial! Após Alejandro Domínguez, presidente da Conmebol, sugerir a possibilidade de Brasília ser uma candidata para sediar a final única da Libertadores da América, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) confirmou a capital federal como uma das opções do Brasil na disputa para receber o jogo mais importante da América do Sul na temporada de 2025.

De acordo com a CBF, o pedido para que Brasília receba a decisão do torneio foi formalizado à Conmebol nesta semana, o que coloca o Estádio Nacional Mané Garrincha como um dos candidatos à grande final. Inicialmente, Montevidéu, no Uruguai, era apontada como forte concorrente para sediar a partida.

A oficialização da candidatura de Brasília gerou elogios dentro da CBF. A entidade ressaltou o fato de a capital já ter sediado grandes torneios nas últimas temporadas e destacou as vantagens logísticas da cidade como elementos-chave na disputa para abrigar a decisão da Libertadores de 2025.

“Brasília é uma das melhores cidades para receber a principal competição entre clubes da América do Sul. A capital brasileira reúne fatores essenciais como segurança, infraestrutura hoteleira, malha aérea eficiente e a grandiosidade do Estádio Mané Garrincha, oferecendo todas as condições para realizarmos a melhor final de Libertadores já organizada”, afirmou Ednaldo Rodrigues, presidente da CBF, em comunicado oficial.

Receber a final única de um torneio continental no Estádio Nacional Mané Garrincha é um sonho antigo de Brasília. Desde 2020, a cidade tentou diversas vezes ser escolhida para sediar jogos importantes da Libertadores ou da Copa Sul-Americana, mas a Conmebol optou por outras regiões, como o Rio de Janeiro e até Montevidéu, afastando os jogos da capital federal.

Em 2022, Brasília foi anunciada como sede da final única da Copa Sul-Americana, superando outros 13 concorrentes. No entanto, a Conmebol decidiu mudar o local da decisão devido às eleições nacionais daquele ano, transferindo o evento para Córdoba, na Argentina. No ano seguinte, a cidade teve novas oportunidades de sediar a final da Copa Sul-Americana, mas optou por não manifestar interesse.

Agora, com o apoio da CBF e a confiança renovada, Brasília busca realizar seu maior sonho: sediar a grande final da Libertadores, um evento que pode finalmente consolidar a capital como um polo do futebol continental.