CFZ VOLTA A DISPUTAR O CANDANGÃO

Aos poucos o CFZ está retornando ao cenário local de competições. Depois de competir pelo Campeonato Candango Sub-17 em 2023, o CFZ acertou a sua participação no Candanguinho Sub-20 nesta temporada. A última vez em que isto ocorreu foi em 2020, quando foi eliminado na primeira fase após terminar na quinta colocação de seu grupo.

A equipe do ídolo Zico passou por várias turbulências desde então. Em 2021, participou do arbitral do Candanguinho de Juniores, mas desistiu de participar restando poucos dias para o início da competição. Como a tabela já tinha sido divulgada pela Federação de Futebol do DF, o CFZ tomou W.O. em todos os jogos. Em 2022, o time ensaiou um retorno de atividades para a disputa do Candangão Série B por meio de uma parceria com empresários, mas assim como na temporada anterior, desistiu em cima da hora. Desta vez, o clube foi penalizado com dois anos de suspensão, além de pagamento de multa.

Para este ano, a equipe voltará a ser comandada por Eduardo Santos, ele que também é responsável pelo CFZ. O treinador já comandou o time de 2018 a 2021 nas categorias Sub-17 e Sub-20, conta com uma novidade: uma sociedade com o Centro Esportivo C12, um grande projeto esportivo do ex-jogador Cicinho em São Luís de Montes Belos-GO. Cicinho hoje é comentarista esportivo do SBT e também embaixador do São Paulo FC, equipe onde brilhou e obteve grandes conquistas na carreira. A escolha pela sede de seu Centro Esportivo no interior de Goiás se deve por ser a cidade natal de sua esposa, Marry Andrade. Curiosamente, o Brasiliense foi o clube onde o lateral direito atuou pela última vez na carreira, encerrada em 2018.

O técnico do CFZ explicou a atual situação do clube e também a parceria com o C12 em entrevista ao DF Esportes. Disse que é uma oportunidade de os jogadores mostrarem o seu potencial em uma grande competição que é o Campeonato Candango, e que vale vaga para a Copa São Paulo em 2025:

O CFZ tem essa parceria com o craque Cicinho, ex-jogador do Real Madrid e Seleção Brasileira no interior de Goiás, e está retornando agora com o trabalho de base objetivando tanto o Sub-20 quanto o Sub-17, fazendo um trabalho de escolinhas de futebol no Brasil todo. Os melhores atletas mudam para o projeto do Cicinho no interior de Goiás (C12) e com isso nós estamos oferecendo esta oportunidade para os grandes atletas do Brasil, serem vistos no mercado na grande competição que é o Campeonato Sub-20 de Brasília, valendo vaga para a Taça São Paulo.Eduardo Santos – Técnico CFZ

O CFZ faz parte do Grupo A do Candanguinho Sub-20 2024, ao lado de Botafogo-DF, Capital, Ceilândia, Ceilandense, Gama, Paranoá, Real Brasília e SESP. No entanto o clube folga na primeira rodada da competição marcada para ocorrer no dia 4 de maio, e só deve entrar em campo uma semana depois, provavelmente dia 11 do próximo mês.